• Destaque

Todos os ciclistas devem saber: 3 dicas básicas do pedal

Pedalar e sentir o vento no rosto é uma ótima sensação e a emoção pode ser ainda maior para quem está dando as primeiras pedaladas. No entanto, mesmo que pedalar seja uma grande diversão e uma eficiente atividade física, a verdade é que ter alguns cuidados trata-se de algo essencial na vida dos ciclistas.

E se você deseja conferir as principais dicas para ciclistas continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir. 

Realize o bike fit de maneira periódica

A primeira das dicas para ciclistas é conhecer o bike fit, que se trata de um ajuste feito na bicicleta com o objetivo de deixá-la perfeita para o tipo físico do ciclista. Portanto, não é só a pressão dos pneus, freios e câmbio que são ajustados, mas principalmente a posição do ciclista e o seu ângulo.

Além disso, o bike fit pode ser realizado em qualquer modelo de bicicleta, sendo que o recomendado é que o ajuste se torne periódico, o que pode ser feito a cada oito meses. Esse cuidado é importante porque estar com a bicicleta totalmente adequada ao físico de cada um tem o poder de evitar lesões.

Da mesma forma, consegue oferecer uma melhor experiência ao pedalar, tanto em relação ao rendimento quanto à ergonomia. Dessa forma, é possível reduzir ainda as dores pelo corpo que se pode ter depois de pedalar, seja nas mãos, seja nas pernas, pescoço e região lombar.

Mais uma vantagem da bike fit é prevenir o desgaste desnecessário de alguma peça da bike, aumentando assim a sua vida útil.

Durante o ajuste, são verificados diferentes aspectos, entre eles, os manetes de freio, o braço do pedivela, o avanço de guidão, o selim, os pedais, a sapatilha, o canote, as manoplas e os trocadores. As peças podem ter que ser trocadas ou apenas passar por um ajuste de ângulo e/ou altura.

O serviço é executado por um bike fitter, sendo que esse profissional já pode ser encontrado em diferentes estados do país. Lojistas também podem oferecer o bike fit em seus estabelecimentos.

Relação bicicleta

Use roupas e tenha equipamentos adequados

Outra das dicas para ciclistas consiste em usar roupas adequadas e contar com os equipamentos certos. Mesmo os iniciantes já podem investir em uma roupa própria para pedalar, como as bermudas, que possuem tecido e formato ideais para oferecer total conforto e evitar assaduras.

Essas bermudas também podem receber acolchoamento, o que se torna essencial para percursos mais longos. Já a camiseta adequada apresenta tecido que garante a boa ventilação, bem como uma sensação térmica confortável. 

Ela pode contar ainda com bolsos estratégicos e receber cores que auxiliam na sinalização do ciclista. Quanto aos equipamentos, o mais importante de todos é o capacete, que deve ser adequado, do tamanho certo e que esteja bem firme na cabeça.

Além disso, ele deve oferecer boa ventilação, ser prático de travar e possuir material com qualidade garantida. Outro equipamento bastante útil consiste nos óculos, que conseguem filtrar o excesso de luminosidade e ajudam a proteger olhos da poeira, dos insetos e do vento.

Mais um acessório que pode oferecer mais conforto e segurança ao pedalar é a luva, uma vez que permite mais firmeza à condução.

Capacete para ciclistas

Garanta a segurança ao pedalar

Por fim, mas não menos importante, outra dica para ciclistas é garantir a sua segurança ao pedalar, o que pode ser feito de inúmeras formas. Uma delas é equipando a sua bicicleta com luzes sinalizadoras, tanto na frente quanto atrás, bem como adesivos refletores e buzina para informar a sua presença.

Com esses elementos, você não precisa se preocupar com o horário que está pedalando e nem com as condições do tempo. O uso de GPS é mais um modo de garantir a segurança, bem como o uso de medidores de velocidade, distância, tempo e frequência cardíaca.

Ao ter esses acessórios, é possível acompanhar a sua evolução a cada pedalada, além do seu desempenho. Além disso, já existem serviços nos quais você pode registrar a sua bicicleta, assim, em caso de furto as chances de reavê-la são maiores.

Outro cuidado essencial para garantir a sua segurança é saber realizar uma manutenção de emergência, mesmo que básica. Dessa maneira, você pode dar conta do recado caso tenha que trocar ou reparar um pneu, substituir a câmara de ar ou mesmo consertar a corrente.

Executar ajustes no sistema de frenagem e no câmbio são outros conhecimentos importantes de aprender para situações adversas. Através de conteúdos na internet e com amigos você consegue obter essas informações.