• Destaque

MTB: como escolher um selim confortável

O MTB ou mountain bike é conhecido como a modalidade ideal para os ciclistas que gostam de aventura. Em outras palavras, pedalar por terrenos acidentados e em contato com a natureza. Nesse sentido, para muitas pessoas pode parecer que não combina em nada com a palavra conforto.

Porém, engana-se quem pensa dessa forma. Afinal, é possível sim ser adepto do MTB sem deixar de lado o conforto na hora de se divertir com a magrela.

Mas então, como obter conforto com um selim para MTB?

Para conferir a resposta dessa pergunta e muitas dicas, continue com a leitu ra deste artigo. Nos tópicos a seguir, você vai entender tudo a respeito do tema:

  • Porque o selim pode causar desconforto
  • Como obter conforto com um selim para MTB
  • Principais modelos de selim para MTB

Porque o selim pode causar desconforto

Antes de descobrir como obter conforto com um selim para MTB, vale a pena entender porque o banco da sua bicicleta pode causar desconforto. A razão é simples. Ao se sentar nele, o peso do corpo é apoiado em dois ossos, conhecidos como ísquios.

Tratam-se dos “ossinhos da bunda”. E eles não costumam doer quando se senta em outros locais, como cadeiras e sofás. Isso porque o peso do corpo consegue ser distribuído nas coxas, além das nádegas. Lembrando que ao sentar no selim, existem muito menos pontos de contato  para receber todo o seu peso.

Afinal, se não fosse assim, as pernas não teriam espaço para se movimentar de maneira adequada. Mas mesmo assim, é importante saber que não é preciso sofrer com o desconforto gerado pelo selim durante as pedaladas.

Com a escolha certa do banco, as dores são reduzidas. Além disso, o melhor banco depende de cada ciclista. Ao optar por um selim apropriado para o seu corpo, saiba que há outros benefícios. Inclusive, uma maior performance durante a pedalada.

Como obter conforto com um selim para MTB

Para optar por um selim que reduza o nível de desconforto durante as pedaladas, existem diferentes aspectos a serem considerados. O primeiro refere-se à distância dos ísquios e o gênero de quem pedala.

Assim, o melhor é que o selim tenha a mesma largura que há entre os ísquios do ciclista. Em geral, nos homens, a medida é de 13 centímetros e, nas mulheres, 12. Mas como isso não é uma regra, vale a pena medir o espaçamento entre os próprios ossos e escolher um banco que possua dois centímetros a mais.

Por outro lado, bancos largos demais podem atrapalhar o movimento que as pernas fazem. Então, é preciso ter cautela. Já para medir, a dica é sentar em cima de um pedaço de papelão grosso ou outro material semelhante. 

Também eleve as pernas com um apoio, de modo que o joelho permaneça um pouco acima do assento. Com isso, os ossos deixam uma marca no papelão e basta medir a distância entre eles. 

Para as mulheres, os bancos ideais costumam ser mais largos, porque os seus ossos são mais largos. Outra dica para elas é evitar o selim com a ponta comprida. 

A busca pelo conforto estará mais próxima se escolher um modelo que combine com o estilo da pedalada. Desse modo, se o ciclista fica mais inclinado sobre a bicicleta em uma pilotagem mais agressiva, o melhor é optar por um banco mais comprido, plano e estreito.

Porém, especificamente para o MTB, os bancos costumam ser curvos, com narizes mais longos e com menos preenchimento. Outra dica é optar por bancos vazados. Nesse caso, em especial, aos homens, pois assim a pressão no períneo é amenizada.

No entanto, é importante que para o MTB, o selim possua uma curvatura, não sendo muito reto. Além de prejudicar as pedaladas em terrenos acidentados, pode gerar desconforto. Sem contar que um banco reto pode levar a ter dores na pelve, quadril e coluna.

Principais modelos de selim para MTB

Entre os principais selins para conforto no MTB, estão o modelo com cavidade central, o vazado, o com canaletas e o revestido com couro sintético. O banco do tipo vazado, que já foi citado, recebe uma abertura no centro, que tem o principal objetivo de causar menos atrito.

Assim, permite que a região do períneo receba menos pressão. Por consequência, são proporcionados maior autonomia de pedal e mais conforto. Além de contar com uma estrutura de espuma macia para maior comodidade ao corpo, alguns modelos possuem preenchimento em gel. Com isso, o conforto se prolonga por mais tempo em longos percursos.

Outro modelo muito eficiente para quem gosta de pedalar em terrenos acidentados é o selim com cavidade central. A sua abertura no centro é mais uma vantagem para os adeptos do MTB.

Além de maior comodidade, esse tipo de banco é benéfico em termos de ergonomia. Isso acontece porque a sua cavidade possibilita que a base da pelve se movimente melhor. Inclusive, fique mais livre, o que evita a sensação de adormecimento das nádegas.

O modelo com canaletas se assemelha aos demais. Com ele, é possível pedalar por mais tempo sem que os famosos ísquios causem desconforto, afinal, trata-se de um modelo bastante anatômico. Quanto ao revestido com couro sintético, não só é resistente à água,  como também é bastante confortável para MTB.


Posts relacionados