É comum ver ciclistas com roupas específicas para pedalar. Mas será que elas são realmente necessárias? E como escolher o melhor modelo? Se você tem interesse no assunto e quer saber mais, continue lendo este artigo.
Nos tópicos a seguir, você encontrará muitas informações e dicas de roupas para cada tipo de pedalada. Em especial, de acordo com o objetivo de cada um, seja melhorar o desempenho ou apenas para pedalar por lazer.
- Vantagens de escolher as roupas certas
- Dicas de roupas de ciclismo para pedalar
Vantagens e benefícios
Embora não seja obrigatório, vale muito a pena investir nas roupas para ciclismo. A razão está no fato delas proporcionarem uma série de vantagens. Desse modo, pedalar se torna muito mais seguro e prazeroso e confortável.
Entre os benefícios, destaca-se a visibilidade. Ou seja, elas ajudam a deixar o ciclista mais visível para outros veículos e para outras pessoas e bikes. Esse é um cuidado essencial nas cidades, mas também em ambientes rurais.
Portanto, é necessário contar com uma peça que tenha um tom mais claro, como branco por exemplo. As cores mais chamativas, como amarelo e verde também são outra bela opção para se destacar. Outra dica é investir nas peças com áreas reflexivas. Assim, quando uma luz forte ilumina, como por exemplo o farol de um carro, ela reflete o ciclista e ele claramente será visualizado com segurança.
A melhor aerodinâmica é mais um benefício das roupas de ciclismo. Isso acontece porque elas são justas, o que faz com que seja uma das principais responsáveis pela velocidade da pedalada devido a fluidez do ar. Mas não é só isso, a roupa ideal oferece maior liberdade para os movimentos e menos transpiração.
Afinal, por serem elásticas, evitam que os movimentos sejam prejudicados. Por consequência, esse atributo garante mais segurança à pedalada. Por fim, mas não menos importante, as roupas de ciclismo protegem contra o sol e bactérias.
Isso ocorre porque cada vez mais o vestuário dos ciclistas ganham os chamados tecidos inteligentes e com camadas protetoras. Hoje em dia, é possível encontrar peças que protegem dos raios ultravioletas. Outras peças têm propriedade antibacteriana, de modo a evitar que esses micro-organismos se desenvolvam no tecido. Esse problema pode se originar do excesso de calor. Dessa maneira, evita-se também o forte odor de suor.
Tipos de roupas de ciclismo
Mas como escolher a melhor roupa de ciclismo para pedalar? Confira a seguir as vantagens de cada peça e como optar pela mais adequada.
- Bermudas de ciclista
Essa peça oferece um imenso conforto para as pedaladas, inclusive as almofadadas, mais conhecidas como chamois, garantem mais conforto para os pedais mais longos. Assim, é possível pedalar quilômetros sem que o bumbum fique doendo.
Mas não é só isso, a bermuda para ciclistas não possui costuras, prevenindo assaduras e outros problemas. O seu material também é absorvente, mais um aspecto que reduz o atrito durante o passeio. E para que a bermuda seja usada do jeito certo, o ciclista não pode vestir por cima de roupas íntimas.
E mais, por ser justa, não corre o risco dela enroscar no banco, principalmente, quando são feitas manobras radicais. Existe ainda o bretelle, que além da bermuda em si é formado por uma parte superior, como uma espécie de macacão, porém, justo como a bermuda.
Além de não ter costura na cintura, pode oferecer mais praticidade na hora de retirar a peça. Inclusive, se o pit stop tiver que ser rápido. Já para os ciclistas que preferem bermudas largas, algumas recebem forro integrado, porém, ainda pode ser um problema para as manobras mais arriscadas.
- Camisas para ciclistas
Os modelos se caracterizam pelo tecido que oferece ventilação e pelo zíper frontal. Ambos auxiliam a regular a temperatura. Isto é, deixar o corpo frio no calor e aquecido nos dias frios. A ventilação, assim como acontece com as bermudas, não deixam o corpo suado.
Desse modo, tem a vantagem de dispor de maior conforto térmico e também de evitar o mau cheiro causado pelo suor excessivo. Isso se deve ao fato dos tecidos terem proteção contra raios solares e bactérias, como já mencionado.
As camisas para ciclismo se diferenciam também porque possuem diversos bolsos discretos muito úteis. O mais comum é que eles estejam na parte de trás, onde se dividem em três compartimentos. E mais, essas peças não amassam, são facilmente dobradas, não ocupam muito espaço e secam bem rápido.
- Luvas, meias e sapatilhas
Além das roupas para ciclismo, existem acessórios que podem fazer toda a diferença. As luvas garantem proteção, aderência e conforto. Existem as fechadas ideais para as trilhas, e as abertas, que combinam
mais com dias quentes, podendo ser usadas nas estradas tanto para a prática do mountain bike ou demais modalidades.
Já as meias auxiliam na transpiração e algumas delas possuem a função de compressão e podem contar com cores diferentes para chamar a atenção de outros veículos, inclusive, quando se está pedalando. Enquanto isso, as sapatilhas para pedais de encaixe possibilita que o pé se prenda ao pedal, transferindo potência maior para o passeio.
Também auxilia a controlar a traseira da bicicleta e a saltar sobre pequenos obstáculos. Por isso, é perfeita para quem deseja desempenho. Além disso, sua sola é resistente e muito rígida e não deixa o calçado molhar facilmente.